terça-feira, 8 de abril de 2014

Vassouras, a capital do esporte universitário no Rio de Janeiro
Ecos do JUCS!11:00 0 comentários

Por Renato Senna

Hollywood é considerada a capital mundial do cinema, devido à presença das grandes produtoras do ramo. Las Vegas é a capital mundial da zoeira, por conta da alta concentração de cassinos e boates. Graças a Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante, Fortaleza pode ser considerada capital brasileira do humor. E Vassouras pode ser considerada a capital fluminense do esporte universitário. Situada a 111 km da capital administrativa do estado, a cidade recebe três dos principais eventos esportivos universitários do Rio de Janeiro: o OREM (que reúne alunos de Medicina), o Intereng (de Engenharia) e o JUCS (de Comunicação Social).

Neste ano de 2014, os dois últimos eventos acontecerão simultaneamente na cidade, entre os dias 1º e 4 de maio. São esperados cerca de 3 mil visitantes a Vassouras nesse período, quase 10% da população total do pacato município de aproximadamente 35 mil habitantes, segundo censo do IBGE de 2010. A patrulha dos chatos já entrou em alerta devido ao fato de os eventos de Engenharia e Comunicação Social serem realizados juntos na pequena cidade. O bordão "imagina na Copa" já foi substituído por "imagina no JUCS e no Intereng". Porém, sem muita justificativa.

- Sem sombra de dúvidas, a estrutura é mais do que satisfatória para receber os dois eventos em conjunto. A cidade recebe o OREM há três anos, sendo o mesmo o dobro do tamanho do JUCS e Intereng juntos - afirmou Rafael Cotta, sócio da JC2, empresa que organiza os três eventos.

Realmente, se levarmos em conta o histórico do OREM, não há muito com o que se preocupar. Os jogos dos estudantes de Medicina levam, em média, 6 mil pessoas ao município, tendo chegado ao recorde de 10 mil na edição de 2010, segundo dados da JC2. Mesmo com apenas 13 hotéis, a cidade tem capacidade de abrigar o alto número de visitantes.

- Em relação aos hotéis, são poucos, mas o suficiente para uma competição universitária. Tem que levar em consideração que mais da metade das pessoas ficam em alojamentos, em colégios públicos - explicou Gabriel Garcez, que foi presidente da Atlética de Medicina da UFRJ no ano de 2011 e participou do OREM entre 2009 e 2011.
A pacata Vassouras, calminha, do jeito que você vai encontrar no JUCS... Só que não.
Outra grande preocupação dos participantes era em relação ao local das festas. Para atender à demanda maior, elas, agora, serão realizadas no Parque de Exposições da cidade. Quem já esteve lá, aprova, na com ressalvas.

- O local das festas era bom, mas quando chovia, lameava tudo - lembrou Gabriel.

E depois de tantos esclarecimentos, por que Vassouras?

- Vassouras é uma excelente sede para o desporto universitário. Possui praça esportivas de qualidade, boas e fartas opções de alojamento para as delegações, excelentes espaços para as festa e, tudo isso, numa área facilmente percorrida a pé - revelou Rafael Cotta. Opinião que vai de acordo com o que pensa Gabriel.

- O diferencial é ser pequeno e quase tudo ser feito a pé. Ainda tem a Broadway, que distrai a galera quando não tem jogo.

O fato de JUCS e Intereng serem juntos é apenas uma saída para o calendário apertado devido à Copa do Mundo. Em 2015, volta tudo ao normal. Porém, Vassouras parece ter virado a casa definitiva do JUCS.

- Não vemos motivo para que isso não ocorra, uma vez que a cidade já agradou os participantes do ano passado e esperamos o mesmo para esta edição. Vassoura é considerada, hoje, a capital do esporte universitário no estado do Rio de Janeiro - finalizou Rafael Cotta.

Nossa equipe de reportagem tentou entrar em contato com a prefeitura de Vassouras para saber a importância dos eventos para a cidade, mas não foi atendida.
Categoria:

0 comentários

Postar um comentário